quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

LAZER OU SEGURANÇA, OS DOIS JAMAIS.


Sabe o que eu quero? É poder descer, respirar, ver pessoas. Eu quero me socializar. Não posso ficar no calabouço do meu apartamento vendo o sol se por e esperar o mesmo voltar para eu sair. Eu quero descer com minha família, pois estamos cansados de Shopping e carro. Queria ir à praça sentar nos bancos e brincar com meu filho. Será que terei que sair do meu bairro para rir e me divertir? Eu queria, juntamente com as pessoas de minha idade, poder fazer alguma atividade para passar meu tempo tão vazio. Queria sair do abrigo. Queria andar de noite no meu bairro sobre a luz. Não suporto mais estas quatro paredes recheadas de tecnologias para compensar o meu estado de prisão. Queria usar o elevador á noite mais vezes, descer relaxar meus neurônios e nervos energizados pelo dia de trabalho, e depois subir novamente. Eu não conheço as pessoas do meu bairro, só as vejo repentinamente. Quero descer e respirar. Minha janela é que normalmente me reporta para a liberdade. Com meus braços sobre ela é que consigo ver minha rua e fico por aqui mesmo. Para que vou descer? Estamos trocando nosso lazer e sociabilidade por segurança. Estamos trocando! As ruas do Centro à noite, exceto ao redor de alguns bares, não se vê ninguém, somente algumas pessoas andando a passos rápidos vindas do trabalho com medo e ansiosas para chegar em casa.Quem vai na Costa Pereira de noite? Ninguém. Pois não há nada lá. Quem desce do prédio para fazer uma caminhada? Ninguém. Muitas ruas escuras e sem segurança. Quem desce do prédio para alguma atividade de lazer ou mesmo caminhar com a família? Ninguém! Fazer o que no Centro à noite? Não há atrações, eventos, ou atividades de lazer. Estão dizendo por aí que o índice de criminalidade no Centro está diminuindo. Mas é claro que está! O criminoso vai assaltar quem? Não há ninguém nas ruas! Polícia para que? Policiar quem? É isso. Estamos perdendo nosso lazer, nos trancando em nossos apartamentos, para a redução da criminalidade. Isso mesmo. É só deixar a população dentro de casa trancada que os crimes diminuem. Será que temos que escolher? Não. Temos o direito de segurança e lazer sem o comprometimento de nenhum dos direitos. Eu quero descer.


Vinicius Simões

Um comentário:

  1. Concordo com você professor. Como eu gostaria de ter mais liberdade, como eu gostaria de descer...andar tranquilo pelo meu bairro(Jardim da Penha). Sair durante a noite,ou como um todo, sair livremente sem se preocupar,esta cada vez mais dificil. A tendencia é que meus filhos e as gerações que estão por vir só vivam essa situação cada vez pior, a não ser que haja uma mudança profunda no sistema...e do jeito que ta(como os panetones tem saido imunes) vai demorar ate mudar...

    ResponderExcluir