sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As Leis Abolicionistas do século XIX

As principais leis criadas na época do Império brasileiro foram, aos poucos, abolindo a escravatura no Brasil. Os ingleses participaram diretamente na intenção de contribuir para a abolição da escravidão. Este fato se explica pelo interesse em se fortalecer o mercado consumidor no Brasil.
1. A Lei Bill Abeerdem 1845: lei britânica que autorizava aos seus navios a bombardearem qualquer navio negreiro que traficasse escravos entre a África e América.
2. A Lei Eusébio de Queiroz 1850: proibia o tráfico negreiro internacional, sobretudo entre África e Brasil. Esta lei diminuiu consideravelmente o número de escravos no Brasil.
3. A Lei do Sexagenário 1872: libertava a todos os escravos a partir dos 60 anos de idade. Esta lei, de fato, não trouxe grandes benefícios ao escravo. Primeiro porque dificilmente um escravo chegava a esta idade e por outro lado, não era de interesse do proprietário.
4. A Lei do Ventre Livre 1885: libertou a todos os escravos nascidos a partida da sua aprovação. Esta lei não trouxe real liberdade ao escravo pois este ainda dependia do sustento de seu senhor.
5. A Lei Áurea 1888: assinada pela princesa Isabel, libertava todos os escravos do Brasil. Esta lei não foi acompanhada de um projeto de inserção do negro na sociedade.

Prof. Vinicius Simões

15 comentários:

  1. gente tá errado a lei ventre livre veio em 1872 e a lei sexagenário veio em 1885

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela informação!!Valeu

    ResponderExcluir
  3. muito obg, ajudou muito. mas realmente Bebella esta correta. Prof. Vinicius Simões precisa estudar um pouco mais.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a lei do ventre veio em 1871!

    ResponderExcluir
  5. obrigada pela informação

    ResponderExcluir
  6. seu idiota vc não sabe de nada vagabundo podredão nojento vai cata coquinho vai se fude cachorro desgrasado eu como a tua mulher todo dia

    ResponderExcluir
  7. adorei tudo isso i meu trabalho ja esta pronto rs

    ResponderExcluir
  8. Está faltando a Lei Nabuco de Araújo: Ministro da Justiça de 1853 a 1857, que previa sanções para as autoridades que encobrissem o contrabando de escravos. Os últimos desembarques de que se tem notícia aconteceram em 1856.

    ResponderExcluir